Rede Abraço inaugura ‘Espaço de Leitura’ como instrumento terapêutico e de lazer para atendidos

23/10/2025 16h23 - Atualizado em 24/10/2025 10h05

Muito além de uma atividade ou entretenimento, a leitura, segundo evidências científicas, é um importante instrumento terapêutico. O hábito de ler fortalece a saúde mental, atua como uma ferramenta para o desenvolvimento da criatividade e também exercita a interação crítica com a realidade. 

É com o objetivo de disseminar esse poder transformador dos livros entre os atendidos que a Rede Abraço vai inaugurar, na próxima quarta-feira (29), às 10h, o ‘Espaço da Leitura’, em celebração ao Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

O espaço, localizado dentro do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) de Vitória, foi estruturado para ser um ‘cantinho’ de lazer, conhecimento e transformação na recepção. O propósito é que, ao acessarem o ambiente acolhedor, os atendidos sejam estimulados a se reconectarem com a sua individualidade por meio da imaginação, mentalização e aprendizado proporcionados pelos livros.

Para o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas e coordenador da Rede Abraço, Carlos Lopes, o ‘Espaço de Leitura’ é um portal para o conhecimento e a reconexão individual. “Enquanto professor e sociólogo, acredito profundamente no poder transformador da educação e da literatura. Queremos que os livros ajudem nossos atendidos a ressignificar suas jornadas, fortalecendo sua saúde mental e exercitando a capacidade crítica de interagir com a realidade. Este espaço, que nasce da mobilização e doação dos nossos profissionais, é um investimento direto no ser humano e na esperança de um novo futuro”, garante Lopes. 

Espaço nasce do esforço e mobilização dos profissionais

A inauguração do Espaço da Leitura é resultado de uma mobilização interna na Rede Abraço. Os profissionais doaram livros de diversos gêneros para que os atendidos e familiares, ao entrarem em contato com a literatura, possam  ressignificar a própria jornada, encontrando novas perspectivas e fortalecendo sua capacidade de pensar e agir.

Entre alguns dos livros recebidos, destacam-se títulos como: Não se Desespere, de Mario Sergio Cortella; O Diário de Anne Frank; e A Vida que Ninguém Vê, de Aline Brum, e a A Liberdade é uma Escolha, de Edith Eva Eger.

De acordo com a psicóloga e idealizadora do projeto, Vilmara Calixto, além dos livros recebidos das equipes da Rede Abraço, o espaço ganhou reforço com doações obtidas durante a visita da profissional à Festa Literária Internacional Capixaba (FLINC), incluindo títulos da editora capixaba ‘Pedra Azul.’

“Estou muito feliz com a concretização do projeto, que pensei em outubro do ano passado. Recebemos diversas doações de livros, de diferentes gêneros, e a participação dos colegas tem sido incrível, e  não apenas pelas doações, mas também pelo interesse em conhecer o projeto. Acredito que cada livro doado representa um gesto de incentivo e confiança nessa iniciativa, que está sendo construída de forma coletiva”, comemora Vilmara. 

Embora o espaço já tenha recebido várias doações, ele continuará acolhendo novos livros, que podem ser entregues na recepção do CAAD Vitória, localizado à Rua Treze de Maio, 47, no Centro de Vitória. 

Texto: Júlia Paranhos

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019