Pesquisadores apresentam a Análise Executiva da Rede Abraço no 22º Congresso Brasileiro de Sociologia

17/07/2025 14h12 - Atualizado em 17/07/2025 14h43

A Rede Abraço foi um dos destaques do 22° Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado na Universidade de São Paulo (USP), nesta quarta-feira (16). O Programa foi apresentado pelos pesquisadores do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN): Thiago Guadalupe, Daniela Cristina Neves de Oliveira e Pedro Henrique Silva Monteiro, por meio do artigo “Os efeitos do Programa Rede Abraço à luz das experiências de seus usuários nos Centros de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas”.

A apresentação teve como objetivo, destacar alguns pontos da Análise Executiva da Rede Abraço, como os dados qualitativos das entrevistas, a avaliação positiva do Programa pelos acolhidos, o conhecimento prévio sobre o serviço e sugestões de melhorias. O estudo foi encomendado pela própria Rede Abraço para compreender como os atendidos conheceram ou vivenciaram a iniciativa.

De acordo com o pesquisador, coordenador do Observatório da Segurança Cidadã do IJSN e da Pesquisa Análise Executiva do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas (Rede Abraço), Thiago Guadalupe, a seleção do artigo se deu pela riqueza das narrativas compartilhadas pelos acolhidos durante a pesquisa.

“Para quem conhece a Rede Abraço, há um sentimento forte de acolhimento, especialmente em momentos de extrema vulnerabilidade. Apresentar esses resultados foi uma troca de experiências muito importante, num debate rico que reuniu estudos sobre diferentes tipos de políticas públicas. Participações em espaços como esse furam a bolha, ou seja, nos faz sair da rotina do funcionamento do Programa para colocar a iniciativa em debate em esferas acadêmicas, de pesquisa e de avaliação de políticas públicas. Isso enriquece e fortalece a Rede Abraço, traz novas contribuições e oportunidades para o aprimoramento do que já vem sendo feito”, destaca o pesquisador.

Resultados da análise e conclusões
Na análise executiva foram utilizadas ferramentas de planejamento e análise crítica para conduzir uma reflexão sobre o Programa. Entre elas, a SWOT, conhecida como uma técnica de planejamento estratégico que auxilia organizações a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

O conteúdo na íntegra está disponível no Observatório Capixaba de Informações sobre Drogas e no site do IJSN.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019