“Rede Abraço é um modelo de educação e prevenção a ser seguido no Brasil”, diz Drauzio Varella durante Semana sobre drogas do Espírito Santo

26/06/2025 18h10 - Atualizado em 30/06/2025 12h10

O médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, Dr. Drauzio Varella, foi o conferencista magno da Semana Estadual de Políticas sobre drogas do Espírito Santo, em uma tarde que vai ficar marcada na história das políticas públicas no Estado.

Drauzio Varella compartilhou mais de 40 anos de experiência com o tema e parabenizou o governo do Espírito Santo, por meio da Rede Abraço, por manter uma política pública estruturada, séria e baseada em evidências científicas. 

No salão São Tiago lotado, no Palácio Anchieta, em Vitória, o renomado médico destacou os desafios da dependência, a importância da prevenção e enfatizou o trabalho que vem sendo realizado pelo Programa Rede Abraço no Espírito, inclusive sendo modelo para outros estados.

“Precisamos considerar a dependência química como um problema de saúde pública e não de força policial. A medicina conhece pouco o tratamento das compulsões. O que a Rede Abraço faz no Espírito Santo é, sem dúvida, um dos caminhos que devemos seguir pelo Brasil, de forma eficaz, que é atuar na prevenção. Por que os adolescentes começam a usar drogas? Quais são as razões? Se a gente não entender esses fatores sociais, psicológicos da própria pessoa, não temos como fazer prevenção, de fato. E depois que você já tem o usuário dependente daquela droga, quais as melhores abordagens? Mas volto a reforçar, isso é um problema de saúde e não de repressão”, orientou Drauzio Varella.

O governador Casagrande enfatizou a importância de o Espírito Santo hoje ter uma política de governo que se relaciona com a sociedade: “Trabalhar esse tema nos coloca com um nível de responsabilidade como cidadãos de verdade. Quando a Rede Abraço foi idealizada, em 2013, nosso entendimento era de que a família precisava ter uma porta para bater. E isso não é fato isolado de uma pessoa. Isso alcança, literalmente, todo o seio familiar. Muita gente, inclusive, não sabe nem o que fazer, como fazer, onde procurar e como lidar com as diversas situações. Então a capacidade de acolher e conversar é um trabalho de excelência que esse Programa realiza em todo o Estado, se consolidando como uma política pública eficiente para tantas pessoas.”


O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, lembrou que o trabalho realizado pela Rede Abraço ultrapassa os preconceitos e as respostas punitivas. “A cada ano que realizamos a Semana Estadual de Políticas sobre drogas, percebemos o quanto estamos no caminho certo ao unir prevenção, tratamento, reinserção social de forma integrada e humanizada e, claro, investir em ciência e pesquisas. É muito gratificante ver que com o apoio do nosso governador Renato Casagrande consolidamos o nosso Estado como uma política pública que cuida de pessoas”, disse.

Nesta sexta-feira (27), o último dia da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas vai contar com especialistas nacionais na temática sobre drogas, como Bárbara Caballero, diretora de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad/Ministério da Justiça); Mônica Paulo de Souza, perita criminal da Polícia Federal da Paraíba;  Maria Angélica de Castro Comis, psicóloga e coordenadora da Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (Reduc); Jackeline Barbosa, doutora em Clínica Médica e presidente da Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia (AMBCANN); Franciele Marabotti, pesquisadora do Laboratório de estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes (LAVISA/UFES); Mariana Dadalto, perita e chefe do Laboratório de Toxicologia Forense (LabTox) da Polícia Científica do Espírito Santo; Emílio Nabas, advogado e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura e da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Imprensa da Rede Abraço
Thiago Almeida
(27) 3636-6229 / 99780-3017
thiago.jesus@seg.es.gov.br 

 

Tópicos:
Rede Abraço

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas

De 2013 a 2018

26.740

Atendimentos

7.484

Pessoas Atendidas
Desde 2019