- SOBRE
- Rede Abraço
- Publicações
- Indicadores
- COESAD
SART Alfa promove 'Corrida pela Vida' em Piúma para prevenção às drogas e valorização da vida
30/06/2025 13h55 - Atualizado em
30/06/2025 14h15

Experiência que incentiva não só a praticar esportes, mas a fazer novas amizades. É assim que o pedreiro e ex-acolhido Anderson Pereira da Silva descreve a 1ª Edição da ‘Corrida pela Vida’, realizada no último dia 22 de junho, na orla de Piúma, no Sul do Estado. O evento promovido pelo Serviço de Acolhimento Residencial Transitório Alfa (SART), da Rede Abraço, em parceria com a Prefeitura de Piúma e a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção ao uso de drogas por meio da valorização da vida, do esporte e da saúde.
Para Anderson, a Corrida pela Vida, além de cumprir o objetivo de conscientização, transformou o esporte em um momento de lazer e de criação de novas amizades.
“Gostei muito da Corrida pela Vida. Nunca fui muito de multidões, festas ou confraternizações, mas consegui me envolver e me animar com a experiência. Hoje, posso dizer com certeza: o meu esporte é a corrida. Fiquei emocionado ao ver pessoas que, assim como eu, passaram pela Rede Abraço e pelos Sarts, concluíram o tratamento e estavam lá, bem, praticando esporte. Foi algo que me tocou profundamente. Essa experiência me incentivou não só a praticar esporte, mas também a fazer novas amizades. Graças às pessoas que conheci lá, hoje faço parte de um grupo de corrida. Se eu puder dar minha opinião, acho que esse evento deveria acontecer todo ano. Foi um dia verdadeiramente especial.”, ressalta o ex-acolhido.
De acordo com o coordenador do SART Alfa, Luiz César Ferreira de Oliveira, o evento foi alusivo à comemoração de 12 anos do projeto e também teve como propósito promover a conscientização sobre temas importantes, como a prevenção ao uso de drogas e a doação de sangue.
“A Corrida pela Vida foi idealizada para celebrarmos o aniversário do projeto, mas também para causar um impacto positivo, unindo esporte, saúde e conscientização. Ela faz referência à Semana Estadual sobre Drogas e ao Junho Vermelho - campanha de doação de sangue. Precisamos lembrar que o exercício físico é um grande aliado na recuperação de diversas condições, desde doenças crônicas e questões de saúde mental até a reabilitação de pessoas com problemas de álcool e outras drogas, cirurgias e lesões. Ele contribui em várias frentes: melhora o condicionamento físico, reduz o estresse e a ansiedade, promove o bem-estar, estimula a socialização e ainda auxilia na prevenção e no tratamento de doenças”, ressalta Luiz.
A ‘Corrida pela Vida’ reuniu cerca de 400 participantes, entre acolhidos e ex-acolhidos do projeto, familiares e representantes do poder público municipal e estadual. O percurso teve início no Portal da Ilha do Gambá, seguiu pela Orla de Piúma e terminou na Praia Maria Neném, totalizando 7 quilômetros.
A prova contemplou diversas faixas etárias, com categorias divididas de 5 em 5 anos, para participantes com idades entre 16 e 70 anos, nos gêneros masculino e feminino.
Dentre as autoridades presentes no evento, estavam o governador do Estado, Renato Casagrande; o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann; o prefeito de Piúma, Paulo Cola; o vereador do município, Elber Luiz; o coordenador do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) de Cachoeiro, Robert Miranda; e a assessora da Rede Abraço Simone Vivacqua, além de profissionais do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES) de Cachoeiro de Itapemirim e outras Rede de Atenção.