Rede Abraço e SEDU elaboram caderno metodológico de educação e prevenção sobre álcool e drogas

06/04/2022 11h35 - Atualizado em 06/04/2022 14h21

A Rede Abraço, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDU), elaborou o Caderno Metodológico de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas para as escolas públicas da rede estadual - Tema Integrador Educação em Direitos Humanos, o primeiro material didático do Brasil voltado para abordagem sobre substâncias psicoativas. Para ter acesso ao arquivo, clique aqui.

O caderno foi desenvolvido a partir das novas diretrizes da educação propostas pela Base Nacional Curricular (BNCC) e dos temas integradores presentes no Currículo do Espírito Santo. Voltado para educadores do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio, o material visa a ampliação e o compartilhamento de conhecimento e experiências no campo da prevenção ao uso de drogas e será trabalhado nas escolas da rede estadual e da rede municipal de 74 municípios.

O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, afirma que a prevenção é um dos eixos do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas (Rede Abraço).

”O caderno metodológico é uma importante ação da Rede Abraço com a SEDU para que a temática das drogas seja abordada nas escolas de uma forma pedagógica, didática e transdisciplinar, sem uma perspectiva moralista, mas apontando os malefícios das substâncias psicoativas a médio e longo prazo”, ressalta.

Já a assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental da SEDU, Aleide Cristina De Camargo, explica que o Caderno Metodológico de Prevenção ao uso de Drogas - Tema Integrador Educação em Direitos Humanos possui uma série de práticas relacionadas às outras disciplinas do currículo escolar. “O intuito é debater questões contemporâneas da sociedade dentro da rotina escolar e, assim, auxiliar não só na formação profissional do aluno, mas também na social e no desenvolvimento de uma consciência cidadã”, destaca.