Dados e Produções de outros Órgãos

O OCID também se constituirá como um canal de convergência para produção de dados e conhecimentos advindos de outras pastas e que têm impacto na política de drogas. A integração de iniciativas que aumentem a visibilidade das ações e a transparência da gestão pública é um compromisso inegociável dentro da arquitetura do Observatório. Nesta página, você encontrará links para instituições, informações e dados advindos dos mais variados setores das Políticas Públicas. 

Informações de Saúde

Tabulação de dados - TABNET

Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas

Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD) é uma associação que congrega profissionais que trabalham no campo dos Transtornos por uso de substâncias e dependências comportamentais no Brasil, com afiliados e representações no país e no exterior. É formada por psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, advogados, líderes comunitários, conselheiros, professores, entre outros profissionais. 

Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas 

Vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) organiza pesquisas e publica livros, levantamentos, boletins informativos e trabalhos científicos sobre a temática das drogas, tais como o consumo de drogas entre estudantes e meninos de rua e o abuso de drogas.

Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas

A proposta do Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas (CdE) é contribuir com informações qualificadas sobre a oferta de drogas no país por meio do compartilhamento de evidências científicas sobre os mercados de ilícitos. A partir de um extenso trabalho de pesquisa e análise, o CdE fornecerá subsídios para instrumentalizar o MJSP na elaboração de estudos sobre tendências e ameaças representadas pelo tráfico de drogas e o crime organizado transnacional, e divulgará essas informações a parceiros governamentais, da sociedade civil e da imprensa.

Centro de Informações sobre Saúde e Álcool

Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) é uma das principais referências no Brasil sobre o tema e contribui para a ampliação do debate sobre a relação álcool-saúde e para a conscientização e prevenção do uso nocivo de bebidas alcoólicas.

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes

A missão do United Nations - Office on Drugs and Crime (UNODC) é contribuir para a paz e segurança globais, direitos humanos e desenvolvimento, tornando o mundo mais seguro contra drogas, crime, corrupção e terrorismo.

Observatório da Segurança Cidadã

Observatório da Segurança Cidadã do Estado do Espírito Santo (OSC/ES) é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo que tem por objetivo subsidiar ações estratégicas de controle e prevenção à criminalidade e à violência.

O OSC/ES constitui o núcleo que integra dados, informações e conhecimentos sobre a segurança pública, justiça criminal, proteção social e áreas correlatas, propiciando o desenvolvimento de informações, estudos e pesquisas que articulam as expertises de instituições, como a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (DETRAN/ES), Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES), Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES), Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Secretaria de Estado da Educação (SEDU), dentre outras.

Observatório Digital da Socioeducação

O Observatório Digital da Socioeducação é uma plafaforma que apresenta de forma fácil e acessível os dados de indicadores do Insituto de Socioeducação do Espírito Santo. 

Observatório do Crack 

Observatório do Crack é um painel que mostra a presença da droga nos municípios brasileiros, incluindo pequenas cidades e zonas rurais. 

Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas (SINAP)

O propósito do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas (SINAP) é agregar e promover a coordenação de um conjunto integrado de intervenções e políticas baseadas em evidência científicas. O intuito é sistematizar as iniciativas em prevenção e a gestão das políticas, ações e programas de prevenção do uso de álcool e outras drogas, nos três níveis federativos, proporcionando o acesso à informação.

SMAD - Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas

A SMAD - Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas é uma publicação que reúne manuscritos de pesquisas que abordam todos os aspectos da saúde mental, uso de álcool, tabaco e outras drogas psicotrópicas. Todos os conteúdos estão disponíveis gratuitamente. 

Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas

Criada com o apoio do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (UNIAD) tem o objetivo de auxiliar as tomadas de decisões sobre as políticas públicas relacionadas à dependência química.

Indicadores do Programa Estadual sobre Drogas desde 2019